sábado, 29 de setembro de 2012


Nome cientifico: Dracaena marginata
 


Nome popular:
 dracena torta ou dracena
 
Origem: Madagascar
 
Porte: pode ultrapassar 4m de altura
 
Flores: sem valor ornamental
 
Cultivo: em vasos como exemplar isolado ou em jardins, formando grupos
 
Solo: não é muito exigente
 
Clima: quente
 
Luminosidade: sol pleno
 
Irrigação: periódica
 
Dificuldade de cultivo: fácil
 
Adubação: use anualmente NPK 10 10 10
 
Curiosidade: esta planta possui um tronco muito flexível que pode ser facilmente entortado. É costume amarrar pedras em seus galhos para que o peso os faça curvar para baixo e retornar para cima.
Nome popular: Orquídea-bambú; Arundina.
Nome científico: Arundina bambusiflora.
Família:
 Orchidaceae.
Origem: Burma. 

A Orquídea-bambu é uma orquídea terrestre, semi-herbácea, que possui rizomas, cresce em touceiras, chegando a 1,2 a 2,0 m de altura, de ramagem e florescimento extremamente decorativos. Folhas laminares, lisas e alongadas.
Inflorescências terminais, com flores branco-lilases e labelo roxo, formadas principalmente durante os meses da primavera e verão.
Como cuidar: Ela pode ser cultivada tanto à meia-sombra, quanto em pleno sol, e é ideal para o plantio em jardineiras e renques, acompanhando muros, muretas e paredes, ou em grupos formando conjuntos isolados, em terra rica em matéria orgânica, permeável.
Recomenda-se que a planta seja regada periodicamente, de modo que a terra se mantenha sempre úmida. Evite encharcar o solo durante as regas.
Por ser uma planta tipicamente tropical, ela não tolera geadas. Floresce mais intensamente em regiões de clima quente e úmido.
Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por divisão de touceira ou por estacas-ponteiro obtidas das brotações laterais das hastes e enraizadas em ambiente protegido. 

A ixora é um arbusto muito apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas têm uma textura de couro. A floração ocorre na primavera e verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de cor amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai polinizadores.
Deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, sendo bastante rústica. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares. Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.